Para realizar o acompanhamento dos lançamentos do faturamento, acesse o menu Financeiro e clique em Contas a Pagar e Receber. Assim, a seguinte tela é apresentada com todos os lançamentos a pagar e a receber do mês corrente.

O sistema permite a visualização por ano e por mês.
O menu lateral permite filtrar as informações.
Os lançamentos são consultados por vencimento (a pagar) ou por competência (data da geração da conta).
Informe a data inicial e a data final. Em seguida, no campo Conta, selecione a conta que deseja visualizar os lançamentos, ou seja, quais as contas que devem ser movimentadas para pagar ou receber o lançamento. Caso queira visualizar todas as contas, selecione a opção Todas as contas.
No campo Categoria, selecione o tipo de despesa.
Marque a opção Sim para visualizar:
-
os lançamentos de crédito - o que se tem para receber;
-
os lançamentos de débito - o que que se tem para pagar;
-
as previsões de lançamentos - todos os lançamentos que estão programados para receber ou debitar;
-
lançamentos vencidos - lançamentos vencidos que não foram creditados nem debitados.
Informe a descrição do lançamento que deseja visualizar e clique em Pesquisar.
Ao clicar no botão Filtro Avançado, a seguinte tela é apresentada.
Preencha os campos desejados para a pesquisa e clique em Filtrar.
Ao clicar no botão
Painel Financeiro, o sistema apresenta a tela
Painel Financeiro. Para consultar suas funcionalidades,
clique aqui.
Ao clicar em Adicionar novo lançamento, o sistema apresenta a tela Contas a pagar e receber para adicionar novos lançamentos.
Clique em Copiar para copiar os dados e colar em alguma tabela ou em outro programa. Caso queira exportar os dados, clique em Exportar para Excel.
Adicionar lançamento
Para adicionar um lançamento, clique no botão Adicionar novo lançamento. Assim, a seguinte tela é apresentada.
Selecione a conta e a categoria. No campo Cliente/Forncedor, informe o nome do cliente ou do fornecedor. Em seguida, selecione o departamento ao qual o lançamento está relacionado.
Informe a data da competência, a data de vencimento e o valor do lançamento. Em seguida, informe o número do documento; o código de barras, se houver; e a descrição.

Ao informar o valor do lançamento, o campo
Valor total é preenchido automaticamente.
Para salvar as informações inseridas, clique em Salvar e voltar. Assim, o sistema retorna à tela anterior. Caso queira inserir outro lançamento, clique em Salvar e voltar.
Ao salvar o lançamento, a seguinte mensagem é apresentada: "Lançamento gravado".
Finalizar Lançamento
Para finalizar o lançamento, selecione o lançamento desejado. Assim, a tela acima é apresentada novamente. Selecione a opção Realizado. Desta forma, os demais campos da tela são habilitados. Selecione a forma de pagamento/recebimento, a data da realização do pagamento e os valores de multa, juros e descontos se houver.

Ao informar os valores de multa, juros e descontos, o campo
Valor total é alterado automaticamente.
Ao final, salve as informações inseridas. Assim, a mensagem é apresentada: "Lançamento gravado".